Criciúma, uma cidade com 144 anos de história, se destaca não apenas por seu desenvolvimento econômico, mas também pela rica diversidade cultural que compõe sua identidade. Ao longo das décadas, a cidade recebeu imigrantes de várias partes do mundo, incluindo africanos, alemães, italianos, poloneses, árabes, portugueses e espanhóis. Essa pluralidade é uma das características que tornam Criciúma um lugar único.
Neste contexto, surge o projeto "Criciúma", que está sendo desenvolvido com o Grupo 4C do CEI Afasc Pingo de Gente, pelas professoras Flavia Mendes, Jessica Sotero, Tamiris da luz e Vitória da Silva, com a iniciativa que visa enriquecer a formação cultural das crianças e promover um maior entendimento sobre as raízes de sua cidade. O projeto tem como objetivo apresentar aos pequenos cidadãos as belezas e a história que muitas vezes são esquecidas no dia a dia, cultivando um sentimento de pertencimento e responsabilidade em relação ao ambiente em que vivem.
“A importância de conhecer a história do município é fundamental para que as crianças desenvolvam um senso de cidadania e aprendam a valorizar e preservar seu patrimônio cultural. O projeto destaca não apenas os locais históricos, mas também as tradições e costumes que moldaram a sociedade criciumense ao longo do tempo”, ressaltam as professoras.
Por meio de atividades educativas e visitas a pontos históricos, as crianças tiveram a oportunidade de explorar e entender melhor a cultura local, criando um laço mais forte com sua cidade. Ao conhecerem suas origens, elas se tornam agentes de transformação, capazes de contribuir para um futuro mais consciente e respeitoso em relação às diferenças que enriquecem a vida em comunidade.
Assim, o projeto "Criciúma" se justifica pela necessidade de integrar a história local na formação das novas gerações, promovendo um ambiente mais rico em diversidade e inclusão, afinal, é conhecendo e valorizando o passado que se constrói um futuro mais harmonioso.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Pingo de Gente