Desde o ventre, os bebês já recebem estímulos que colaboram para o seu desenvolvimento físico e intelectual. Em seu primeiro ano de vida, as crianças descobrem o mundo através de sensações e incentivos, que geralmente são proporcionados por adultos. Pensando em favorecer o reconhecimento do seu corpo, suas funções e sensações, o Grupo Misto 1 e 2 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa está desenvolvendo o projeto “Mundo das Sensações; Estímulos para o Corpo e Mente”.
Para preparar as crianças para a descoberta de novas sensações, as professoras Aline Cesário e Susi Minatto, realizaram a atividade Degustar diferentes frutas de maneira divertida, onde cada aluno recebeu um prato com frutas que formavam desenhos.
De acordo com Aline, todo processo de estimulação deve buscar desenvolver nas crianças a independência, a autoestima, sua autonomia, garantindo assim que a criança se sinta segura para enfrentar novas experiências. “Essa atividade lúdica e prazerosa, proporcionou que os estímulos necessários para cada idade pudessem se desenvolver de forma plena, incentivando novas vivencias que facilitaram conquistas e aprendizagens. Quando eles viram os desenhos formados com frutas eles se mostraram encantados, pois ficou claro que além de ser gostoso ficou muito divertido”, relata a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa