Para a criança, a percepção da construção de seu próprio nome é uma descoberta que gera prazer em conhecer, saber que o nome é por determinadas letras, é algo mágico, sendo essa uma necessidade básica na edificação do indivíduo. Para explorar ainda mais o eixo identidade e autonomia, a professora Francielen da Rosa, do Grupo Misto 4 e 5 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa realizou a atividade “A caixa mágica – A letra inicial do nome”.
A atividade faz parte do projeto “Identidade e Autonomia: Quem sou eu?”, e levou as crianças a aprenderem a letra inicial de seu nome por meio de um exercício lúdico e prazeroso.
Conforme a professora, aos poucos as crianças estão se familiarizando com a escrita por meio da participação em atividades que os entretém e ampliam seus conhecimentos. “Trabalhar o nome próprio é uma forma de valorizar a história de cada criança, tornando esse primeiro contato formal com as letras, um momento de prazer carregado de significados. A proposta do projeto é criar meios de aquisição de conhecimento de si mesmo e do mundo que rodeia cada uma das crianças, a fim de possibilitar que ela construa sua identidade”, destaca Francielen.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa