Com atividades sensoriais e investigativas, crianças desenvolveram habilidades cognitivas, emocionais e sociais
O Centro de Educação Infantil (CEI) Santo Antônio, da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), está transformando a curiosidade natural das crianças em uma ferramenta de aprendizagem por meio do projeto “Um mundo de sensações e descobertas”. A iniciativa, conduzida pelas professoras Kertruin Nunes Paes, Mara Martinello Mariano e Márcia Valéria Moreira, foi desenvolvida com os alunos do Grupo 3B.
O projeto tem como principal objetivo proporcionar experiências lúdicas e investigativas, que estimulem a imaginação, a criatividade e a curiosidade infantil. A proposta também busca promover a exploração sensorial e a valorização das diferenças culturais e individuais de cada um.
A ideia surgiu a partir do interesse das crianças em tocar, cheirar, ouvir e experimentar novas sensações durante atividades do dia a dia. A partir disso, as professoras organizaram atividades que permitem aos pequenos explorarem os temas propostos de forma prática e divertida.
Durante as vivências, os alunos aprenderam sobre elementos da natureza, diferentes texturas e sons e cores vibrantes. Momentos como esse, de investigação e de descoberta, são capazes de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
Texto: Manuela Linemburger