Iniciativa promove aprendizado sobre a história e cultura do Brasil com atividades lúdicas e participação de bandas escolares.
Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) iniciaram nesta segunda-feira, 1º de setembro, as atividades da Semana da Pátria. Até a próxima sexta, 5, as unidades promovem desfiles e ações pedagógicas com o objetivo de promover vivências lúdicas e significativas sobre a história e a cultura do país.
A ação também visa despertar, desde cedo, sentimentos de amor, respeito e pertencimento ao país, valorizando a diversidade, as riquezas naturais e os símbolos nacionais. O projeto “Nossas cores, nosso Brasil” vai ocorrer nos 40 CEIs, sendo que 23 deles receberão a participação especial de bandas e fanfarras de escolas do município.
Por meio de contação de histórias, da exploração das cores e formas da bandeira e do contato com o Hino da Independência, o projeto contribui de forma significativa para o aprendizado das crianças. “Esse é um momento de formação de identidade cidadã, que alia história, cultura e
ludicidade. Isso mostra que mesmo os mais pequenos podem compreender e valorizar o sentido da nossa independência”, afirma a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Afasc, Alyne Cecília da Silva.
Segundo a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, as atividades foram planejadas para unir aprendizado e diversão. “Ver o entusiasmo dos nossos pequenos de aprender um pouco mais sobre a Semana da Pátria nos enche de orgulho. Momentos como esse mostram que estamos formando cidadãos conscientes desde cedo”, destaca.
A Semana da Pátria reforça o compromisso da Afasc com a educação integral ao promover experiências que combinam conhecimento, cultura e diversão. Entre cores, músicas e participação ativa, a ação celebra a história do Brasil e contribui para a formação de cidadãos conscientes desde a infância.
Texto e fotos: Manuela Linemburger