Desenvolvendo o senso artístico e a criatividade das crianças, o projeto “Pequenos olhares, grandes artistas” está sendo implantado pela Afasc (Associação Feminina de Assistência Social), através do (Departamento de Educação Infantil). Nesta semana, os primeiros CEI’s (Centro de Educação Infantil) de Criciúma já expuseram os trabalhos feitos por todas as crianças dos CEI's.
Cada uma das escolas recebeu do departamento um nome de artista renomado para fazer uma releitura de suas obras de arte, estudando também cores, formas e sentidos. Os resultados das atividades já estão sendo expostos no CEI Moradas da Colina, no CEI Pequeno Mundo, localizado no bairro Vila Zuleima e também no CEI Lapagesse, no Centro.
O primeiro a finalizar e apresentar os trabalhos feitos foi o CEI Moradas da Colina, homenageado o espanhol Joan Miró. Através de diferentes técnicas e apresentações, o CEI Lapagesse apresentou hoje as obras de arte de Cândido Portinari no hall de entrada do CEI. Por fim, a trajetória artística da artista Tarsila do Amaral será exposta no CEI Pequeno Mundo até esta quinta-feira.
Criciúma Shopping receberá trabalhos
As exposições nos CEI’s antecedem um evento final que visa valorizar a arte das crianças. No próximo mês, que finalizará o projeto. Uma exposição aberta ao público será realizada no Criciuma Shopping, reunindo releituras de todos os CEI’s da Afasc.
A mostra acontecerá entre os dias 16 e 22 de outubro. “O objetivo é dar vasão ao lado artístico que existe nas crianças e apresentar para elas, desde cedo, o universo da arte”, diz a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim. O projeto está sendo desenvolvido desde maio entre professoras e professoras auxiliadoras da Afasc.
Texto: Denise Possebon
Foto: Divulgação/Afasc