Com o intuito de promover uma reflexão acerca das condições sociais, educativas e econômicas de meninas e meninos, no Brasil e no Mundo, as equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Afasc que do Centro de Convivência Vida Nova e dos CRAS Vila Miguel, Tereza Cristina, Santa Luzia, Renascer, Próspera e Cristo Redentor trabalharam o tema “Dia Nacional da Infância”, que compreende a faixa etária de zero a menos de 12 anos.
Na oportunidade, os facilitadores sociais, junto com crianças e adolescentes, resgataram brincadeiras antigas, fizeram festa a fantasia, circuitos e construíram brinquedos antigos, promovendo assim a socialização.
Conforme a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, é essencial conscientizar as crianças sobre a infância, para que se tornem adultos mais conscientes de seu papel social. “Quando se investe na infância, sabemos que formamos indivíduos capazes de realizar quaisquer projetos existenciais de vida. O Serviço de Convivência, não só hoje, mas todos os dias, vem trabalhando para garantir os direitos dos nossos participantes”, ressalta.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc
O que é o Dia Nacional da Infância?
24 de agosto é o Dia da Infância. A data tem o propósito de promover uma reflexão sobre as condições em que as meninas e meninos vivem no mundo inteiro. No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. A lei garante ainda que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.
O país conquistou um importante avanço com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº13.257/2016), que trouxe princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas a crianças de até seis anos de idade. Foi o reconhecimento de que os primeiros mil dias de vida (compreendendo a gestação e os dois primeiros anos de vida) representam uma janela única de oportunidade para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças.
Fonte:
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/agosto/dia-da-infancia#:~:text=24%20de%20agosto%20%C3%A9%20o,meninos%20vivem%20no%20mundo%20inteiro.