A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. Como a creche é um ambiente social diferente do da família, favorece novas interações, ampliando assim, seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
Com essas informações, professoras e estagiárias do CEI Afasc Ângelo Félix Uggioni, estão trabalhando em sala de aula neste primeiro semestre, atividades que ampliam a imaginação das crianças, potencializando sua capacidade intelectual cognitiva e o envolvimento delas nos projetos para sua formação.
De acordo com a diretora da creche, Giane de Jesus, quando se oferece um ambiente rico em interações, que acolhe as particularidades de cada indivíduo, e se promove o reconhecimento das diversidades. “Estamos contribuindo para a construção da unidade coletiva e da autoimagem positiva, bem como, favorecendo a estruturação da identidade. Considerando essas situações educativas que as crianças vivenciam dentro do nosso CEI e a maneira como as professoras tratam essas atuações, com certeza serão grandes meios para que as crianças formem conceitos de si mesmas e de quem vive ao seu redor”, destaca.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: CEI Afasc Ângelo Félix Uggioni