A literatura infantil e as cantigas de roda contribuem muito com o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças, já que ela aplicada na educação infantil permite que as crianças misturem momentos de realismo e imaginação, não conseguindo diferenciar a realidade da ficção.
Pensando em explorar a Literatura Brasileira, com o intuito de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, o CEI Afasc Nova Esperança realizou neste semestre o projeto “Mundo da Imaginação dos Contos Literários”, estimulando assim o gosto pela leitura, aflorando a imaginação e a fantasia.
De acordo com a diretora, Sandra Salvato, as crianças nesta fase, tem uma grande capacidade de concentração, permitindo que elas vivam em sala de aula e fora dela, viagens incríveis. “A literatura infantil brasileira é muito diversificada, a ponto de proporcionar aos professores opções variadas a serem trabalhadas em sala de aula. Para trazer as famílias para a vida escolar de seus filhos, pedimos que os pais e familiares lessem os livros infantis que seus filhos levaram para casa. Acreditamos que a leitura colocada como mecanismo de lazer e cultura, proporcionam elementos que chamam mais a atenção de forma prazerosa”, destaca.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Nova Esperança