As cores despertam o interesse desde os primeiros anos de vida, quando as crianças têm acesso aos lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tinta guache e outros materiais, que possibilitam a produção de desenhos coloridos. Para ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo colorido, as professoras Jéssica Bartholomeu e Jasciane de Souza, que atuam no Grupo IV A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Nova Esperança, realizaram a contação da história “Era uma vez um gato xadrez”, onde os pequenos conheceram mais sobre cores primárias e secundárias.
A atividade faz parte do projeto “Contação de história. Era uma vez...” e permitiu que as crianças misturassem cores e tivessem novas descobertas.
Conforme Jéssica, nesse período as crianças começam a identificar as cores nos objetos e relacioná-las. “As crianças ouviram atentamente a história “Era uma vez um gato xadrez”, e por meio dela, demos início a aprendizagem sobre as cores primárias e secundárias. Realizamos experiências com tinta guache, misturando e descobrindo novas cores. Cada criança confeccionou sua máscara do gato, pintou com tinta guache de sua preferência. As crianças se divertiram muito usando a máscara e recontaram a história”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Nova Esperança