
Com música, alegria e muita torcida, cerca de 300 participantes do SCFV e da Estação Cidadania marcaram presença no Estádio Heriberto Hülse
O Criciúma enfrentou o Caravaggio na última partida da primeira fase da Copa Santa Catarina, na tarde de terça-feira (14), no Estádio Heriberto Hülse. Para animar a torcida, cerca de 300 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), e das oficinas de futsal e vôlei da Estação Cidadania – Criciúma (Praça CEU), marcaram presença na partida.
A ação foi uma parceria entre a Afasc, a Secretaria de Assistência Social de Criciúma e o clube. O momento proporcionou aos jovens uma experiência única de vivenciar de perto o clima contagiante de uma partida de futebol profissional.
Para a presidente de honra Afasc, Gisele Bolan, vivências como essa simbolizam o verdadeiro propósito do trabalho social da instituição, ao oferecerem oportunidades que geram pertencimento e transformam vidas. “Cada sorriso reforça o quanto é valioso o trabalho que realizamos juntos, com amor e dedicação. Essas crianças e adolescentes levam consigo a certeza de que pertencem, de que são importantes e de que o futuro delas importa. É isso que nos move todos os dias, ver a esperança florescer e os vínculos com a comunidade se fortalecerem”, destacou.
A animação dos participantes foi visível. Vitor Hugo Souza Santos, um dos jovens do SCFV da Vila Miguel, expressou a alegria de participar do evento. "É muito top conhecer os jogadores e torcer com a nossa banda maravilhosa. Estar aqui nesse momento é muito legal, um sentimento muito alegre, ainda mais por estar curtindo com meus amigos”, disse.
Conforme a coordenadora do SCFV da Afasc, Ana Meller, além da experiência divertida e emocionante, a ação contribui para o desenvolvimento pessoal, como a melhora nas habilidades sociais, respeito às regras e celebração de conquistas. “Ao proporcionar acesso a lugares e eventos esportivos, nossos participantes têm a chance de vivenciar experiências que normalmente não estariam ao seu alcance devido a barreiras socioeconômicas. Foi lindo e emocionante vê-los vibrando”, afirmou Ana.
Sandra Regina Pereira, coordenadora da Estação Cidadania – Criciúma, falou sobre o impacto do momento para as crianças e adolescentes. "Para as crianças da Vila Progresso, que não têm a oportunidade de vir ao estádio, essa experiência é muito significativa. Nossa comunidade é calorosa, mas faltava algo assim para incentivar o esporte e uma vida saudável. Para muitos, essa é a primeira vez no estádio, e ver a empolgação deles é muito gratificante. Como coordenadora, estou emocionada e agradeço à Afasc por proporcionar esse momento. É algo que não tem palavras para descrever", frisou.
A aluna da Praça CEU, Kerolyn Simão, também compartilhou a empolgação do momento. "É muito emocionante para a gente estar aqui no jogo do Criciúma. Estamos nos divertindo muito e é muito legal ver os jogadores. Uma experiência que nunca vou esquecer", ressaltou.
O evento não apenas aproximou a comunidade local do esporte, mas também reforçou o papel da Afasc no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento de jovens por meio de experiências enriquecedoras e transformadoras. E com a torcida animada, o Criciúma venceu o Caravaggio por 4x1.
Texto e fotos: Manuela Linemburger