Visita a trilhas, conhecimento sobre novas plantas e principalmente o contato com a natureza e o respeito sobre todos os seres. Assim foi a visita das crianças do Grupo VI do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Carmela Benedet Casagrande ao Horto Florestal Antônio José Tolé Guglielmi. A atividade foi organizada pela professora Marta Carvalho, e contou com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), que disponibilizou um profissional para guiar as crianças dentro de um dos espaços verde da cidade.
As crianças realizaram uma pesquisa de campo, ao mesmo tempo que tiveram a oportunidade de ter contato com a natureza, percebendo assim a importância do meio ambiente para ter qualidade de vida.
Segundo a professora, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar e acompanhar de perto como funciona os cuidados com as plantas, o processo de plantio, germinação de sementes e o cultivo de espécies no Horto Florestal. “Essa rica experiência foi fundamental para aprimorar ainda mais os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa iniciativa surgiu através do Projeto Macro “Colorindo o Mundo”. Vamos conscientizar nossas crianças da importância de atitudes sustentáveis, como não jogar resíduos nas ruas e preservar o meio ambiente como um todo, para que tenhamos um futuro rico”, comenta Marta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Carmela Benedet Casagrande