O uso do quebra-cabeça com as crianças da educação infantil é um clássico, principalmente quando eles fazem parte do processo de produção deste brinquedo tão adorado, que é um grande colaborador na formação educacional e cognitiva das crianças. Com o intuito de fortalecer as capacidades de concentração, o neurológico, as noções espaciais, dentre outros, as professoras Janini Schaucoski e Vanessa Miehe, que atuam no Grupo II B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Gerda Becke Machado, confeccionaram juntamente com as crianças um quebra-cabeça gigante, onde imagem eram das próprias crianças.
Conforme Janini, as crianças foram incentivadas a montar o quebra-cabeça e a se reconhecer na foto, que estampa o brinquedo educativo. “O brincar é sempre um momento de descobertas, são situações em que as crianças descobrem suas particularidades e interagem com os colegas. As crianças ficaram fascinadas pelo quebra-cabeça. A forma que esse jogo estimula o cérebro é fantástica e acaba gerando muitos benefícios para o processo de ensino aprendizagem das nossas crianças”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Gerda Becke Machado