
Proposta reuniu elementos naturais e materiais recicláveis para estimular a curiosidade, a criatividade e a descoberta
As crianças do Grupo 2B, do Centro de Educação Infantil (CEI) Morro Estevão, estão vivenciando, de forma lúdica e criativa, um projeto sobre as quatro estações do ano. Ao longo da iniciativa, os pequenos têm a oportunidade de explorar diferentes aspectos de cada período, como o clima, o meio ambiente, os animais, as frutas e a culinária.
Com a chegada da primavera se aproximando, os alunos participaram da atividade “Território investigativo dos insetos da primavera”, que transformou o espaço do CEI em um ambiente de descobertas. A proposta buscou ampliar as possibilidades do brincar, estimulando a curiosidade, a criatividade, a capacidade de expressão e o interesse das crianças em observar e conhecer o mundo ao seu redor.
Para a dinâmica, foram organizados diferentes espaços de investigação, com elementos naturais e materiais recicláveis. A partir da temática do surgimento das abelhas e da presença da “dona aranha” durante a primavera, as professoras criaram contextos que convidaram os pequenos a explorar livremente o ambiente, manipular os materiais e reconhecer os insetos apresentados na atividade.
Durante a experiência, cada descoberta se transformou em uma nova possibilidade de aprendizagem. Ao tocar, observar, imaginar e interagir com os elementos do território investigativo, as crianças puderam construir conhecimentos a partir da própria experiência, fortalecendo a autonomia e o protagonismo no processo de aprendizagem.