Demonstrar empatia pelo outro percebendo que as pessoas são diferentes na sua aparência e no sentimento. Esse foi o objetivo da atividade “Quebra Cabeça Gigante”, que foi desenvolvida pela professora do Grupo IV B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pingo de Gente, Aparecida Luz. O Exercício faz parte do projeto “Contos, como unir o útil ao imaginário”.
Para produzir o brinquedo, as crianças dividiram suas fotos em três partes, separando em cabeça, tronco e membros, e colaram em caixas de leite, que estavam encapadas com papel pardo, para facilitar o manuseio.
Segundo Aparecida, a atividade possibilitou que as crianças compreendessem que cada pessoa é única e conheceram mais sobre as partes do corpo. “Misturamos todas as peças e cada criança começou a buscar as partes de seu corpo para montar seu quebra cabeça. As crianças não mediram esforços para buscar suas peças e muitas se ajudaram para encontrar e montar. Foi uma atividade que proporcionou muita diversão para todas as crianças”, comenta a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pingo de Gente