Nesta terça-feira (29), as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de zero a 17 anos da Associação de Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) celebraram o Dia Nacional do Livro com uma série de atividades lúdicas e educativas. As ações foram realizadas, nas dependências dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia, Cristo Redentor, Vila Miguel, Renascer, Próspera e Tereza Cristina, teve como objetivo promover a leitura e incentivar o gosto pelos livros entre os participantes.
A programação incluiu contação de histórias e oficinas de criação literária, nas quais crianças e adolescentes puderam expressar sua criatividade e se envolver com diferentes gêneros literários.
“A celebração do Dia Nacional do Livro na Afasc reflete a importância da literatura na formação integral das crianças e adolescentes. Em um mundo cada vez mais digital, iniciativas como essa são fundamentais para resgatar o prazer da leitura e incentivar o desenvolvimento educacional e cultural dos participantes. Ler é uma porta que se abre para novas realidades e possibilidades. Nosso objetivo é não apenas fomentar o hábito da leitura, mas também ajudar essas crianças e adolescentes a desenvolverem sua imaginação e senso crítico, ” destaca Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência.
Ao final das atividades, sorrisos e olhares curiosos evidenciaram que, para os participantes, o Dia Nacional do Livro não foi apenas uma data comemorativa, mas um verdadeiro convite a desvendar os universos mágicos que os livros podem proporcionar. Com isso, a Afasc reafirma seu compromisso em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral de suas crianças e adolescentes, sempre com foco na construção de um futuro mais consciente e literário.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc