Com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado nesta segunda-feira (19), crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Cristo Redentor, Renascer e Santa Luzia, entenderam a importância de registrar momentos na busca de construir memórias e rever histórias por meio de fotos.
“Nós da Afasc acreditamos que quando ofertamos a possibilidade das crianças e adolescentes conhecerem melhor sobre uma arte, eles ficam sensibilizados, e mais que isso, entendem a importância da história. Dessa vez eles puderam entender que captar
imagens fotográficas não é apenas sair tirando fotos, é necessário um bom equipamento e principalmente um olhar sensível, para expressar o verdadeiro sentido daquela imagem”, destaca a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Porquê da criação do Dia Mundial da Fotografia
A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreotipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.
Este aparelho foi desenvolvido elo francês Louis Daguerre (1787 – 1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765 -1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.
Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por Willian Fox Talbot (1800 – 1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se sagrou como Ano da Invenção da Fotografia.
Fonte: Calendarr Brasil (https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-fotografia/).
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Foto: SCFV/Afasc