Expressar as emoções por meio de desenhos, música, teatro, entre outros. Assim foi a celebração do “Dia Nacional das Artes”, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos do Centro de Convivência Vida Nova, e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Tereza Cristina, Vila Miguel, Santa Luzia, Próspera, Cristo Redentor e Renascer, comemorado nesta segunda-feira (12). Os prestigio as diferentes manifestações culturais, permitiu que crianças e adolescentes vissem de perto as mais variadas atividades artísticas.
“A data celebra as diversas áreas artísticas, e é uma oportunidade para lembrar de artistas que os participantes apreciam e que usem toda sua imaginação, criatividade e talento, para registrar momentos importantes da história da humanidade. Esse também é um momento para aprimorar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Dia Nacional das artes
O Dia Nacional das Artes surgiu a partir do decreto de Lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei n° 6.533, de 24 de maio de 1978. As duas leis regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que também podem estar inseridas no que seria considerando um trabalho artístico.
A data foi instituída por conta da fundação da escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, em 1816, hoje Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Atualmente, a Fundação Nacional de Artes (Funart), é a única instituição federal responsável por formular e desenvolver políticas de incentivo à difusão das artes no Brasil.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc