Um ambiente carregado de flores e verduras fresquinhas está sendo produzido pelas crianças e adolescentes que frequentam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) mantido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) junto ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Renascer. Todo o trabalho, que é acompanhado pelos profissionais e famílias, é realizado através do projeto “O seu, o meu o nosso espaço!”.
A atividade, que é organizada pela técnica de referência social Cristiana Salvático Alexandre e a orientadora social Rossana Bottini tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes, suas famílias e a comunidade em geral sobre a preservação e a manutenção do espaço. “Muitos dias, quando chegávamos, nos deparávamos com vidros quebrados, arrombamentos e lixo jogado no interior do espaço. Com o lançamento do projeto, tanto as famílias como os parceiros viram o quanto é importante acabar com esse movimento de destruição gradativa. Desde que foi lançado, houve uma mudança positiva no comportamento da comunidade. Não encontramos mais depredações e percebemos a interação e o envolvimento de todos com o cuidado com nosso espaço”, comenta Cristiana.
Para realização do projeto, a equipe firmou parcerias com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), representantes de igrejas da comunidade, Escola Municipal de Ensino Integral e Ensino Fundamental Professora Clotildes Maria Martins Lalau, Rede de Vizinhos do Bem do entorno do Cras e demais colaboradores.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: Carlos Filipe
Assessoria de Comunicação Afasc