
Projeto “Eu quero saber?” estimula curiosidade e aprendizagem lúdica durante o segundo semestre
Na busca por criar vivências e experiências que favoreçam a compreensão dos fenômenos naturais, o grupo 5A, do Centro de Educação Infantil (CEI) Zelma Savi Nápoli, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), participa do projeto “Eu quero saber?”. A iniciativa ocorre ao longo do segundo semestre, para incentivar a curiosidade e o interesse das crianças em explorar o ambiente.
A iniciativa foi desenvolvida após as educadoras ouvirem as dúvidas dos alunos, que revelaram a necessidade de compreender a realidade que os cerca. Para isso, elas trabalharão situações que estimulem a observação, a investigação e o pensamento crítico de maneira lúdica, prazerosa e contextualizada.
Unindo aprendizado e criatividade, os pequenos exploraram o vento em uma das primeiras dinâmicas. Eles confeccionaram cata-ventos para simbolizar a energia eólica e deram um toque especial com giz de cera, deixando a experiência colorida e divertida.
Em seguida, a curiosidade se voltou aos vulcões, uma parte da natureza pouco conhecida pelas crianças. Elas modelaram mini versões da estrutura geológica de argila, pintaram com tinta guache marrom e acompanharam uma simulação de erupção. A experiência tornou o aprendizado divertido, prático e significativo.
O Sistema Solar também ganhou destaque. As crianças compreenderam mais sobre os planetas e as características de cada um. Em seguida, montaram juntos um sistema solar completo, despertando o interesse pelo universo de forma colaborativa.
Outra atividade trouxe ainda mais cores e encantamento ao aprendizado, ao explorar o arco-íris. Os alunos confeccionaram seus próprios modelos do fenômeno com papel crepom, EVA e algodão, experimentando diferentes texturas e organizando os trabalhos de forma criativa. A atividade estimulou a coordenação motora, a imaginação e a autonomia.
Por fim, a vivência sobre o dia e a noite permitiu que eles compreendessem a sucessão da luz e da escuridão. O grupo observou a importância do sol durante o dia e da lua e das estrelas à noite, relacionando cada período às suas funções na vida cotidiana e na natureza, de maneira prática e significativa.
Texto: Manuela Linemburger