O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizaram entre os dias 17 e 19 de abril, o primeiro encontro com secretárias, professoras e estagiárias dos Centros de Educação Infantil (CEIs), sobre Educação Inclusiva e Procedimentos Multiprofissionais.
Conforme a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, o trabalho do departamento em parceria com a APAE, está sendo planejado para superar os desafios que as profissionais encontram diariamente em sala de aula. “Para enfrentar as situações diárias, contamos com o trabalho e dedicação de nossa equipe profissional. Por isso são necessárias essas formações para contribuir para o fortalecimento da inclusão educacional em nossas creches, partilhar ideias, experiências e ações que qualifiquem nosso sistema educacional”, comenta
Na oportunidade, 105 colaboradores receberam orientações e alinharam estratégias pedagógicas de atendimento as crianças portadoras de necessidades especiais que são atendidas pela associação.
De acordo com a Paulina Serafin, a parceria entre Afasc e APAE permite que as profissionais dos CEIs se sintam amparadas e preparadas para desenvolver as atividades ligadas à inclusão. “Muitas vezes, são os profissionais da Educação infantil que percebem que a criança tem alguma dificuldade de aprendizado e outras questões, e são essas pessoas, que mostram aos pais essa situação”. “Por isso oportunizamos essa capacitação, juntamente com a coordenadora de Estimulação Precoce da APAE, Caren Dagostin, para que nossas profissionais tenham melhores intervenções para as crianças, descontruindo pensamentos de medicalização, compreendendo e facilitando os processos individuais de cada um”, ressalta a psicóloga do DEI.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: DEI/Afasc/Divulgação