Estudar e vivenciar o papel da estagiária na sala de aula, possibilitar a troca de experiências, informações, reflexões e transformações sobre suas práticas para melhorá-las. Assim foi a formação realizada nesta sexta-feira (10), pela equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) com aproximadamente 140 profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEI) da entidade.
A capacitação aconteceu no Salão Multiuso da instituição, e foi ministrada pela psicóloga Suelen Cipriani, que falou sobre “Relevância da afetividade na primeira infância”, e pelas orientadoras Kamila Goulart que trabalhou o tema “Blocos de montar como ferramenta pedagógica” e Carla Vasconcelos que trabalhou sobre “Psicomotricidade – Importância do movimento”.
Conforme a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, como as profissionais ajudam as professoras nas mais diversas ações e atividades de cuidar e educar as crianças pequenas; é importante que elas estejam com novos conhecimentos para buscar alternativas. “As estagiárias estão diariamente na sala de aula com as crianças e por isso é necessário que elas estejam aptas para colaborar com as professoras. Ações de cuidado como banho e trocas de fraldas, estão ligadas diretamente a afetividade e cuidado. Essa troca de informações que as orientadoras e a psicóloga fizeram com elas com certeza irá contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma”, ressalta.
Texto e fotos: Comunicação Afasc