Nesta quarta-feira (19), os profissionais Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Afasc, que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia, Renascer, Cristo Redentor, Vila Miguel e Centro de Convivência Vida Nova trabalharam com crianças e adolescentes o “Dia do Cinema Brasileiro”.
Após apresentar a história do cinema brasileiro para crianças e adolescentes que participam das oficinas do Serviço, clássicos nacionais foram apresentados, mostrando assim a rica e diversificada cinematografia do Brasil.
“Crianças e adolescentes gostam muito de ver filmes. Como neste dia 19 celebramos o Dia do Cinema Brasileiro, aproveitamos a oportunidade, para apresentar a eles esse importante universo, e principalmente, mostrarmos que não é só fora do Brasil que existem grandes produções. No nosso país, existe muitos clássicos que encantam e trazem muita alegria”, declara a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Dia do Cinema Brasileiro
O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. Essa data foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, isto é: o dia 19 de junho de 1898. Tais imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo e, de lá, acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Alguns historiadores contestam o fato de que Afonso tenha feito as primeiras imagens cinematográficas no Brasil, alegando que, um ano antes (em 1897), na cidade de Petrópolis, alguns filmetes podem ter sido gravados a partir do uso de um modelo de cinematógrafo criado pelo cientista americano Thomas Edison. A despeito de quais tenham sido as primeiras imagens de cinema gravadas no Brasil, o fato é que o sobrenome “Segreto” tornou-se sinônimo do pioneirismo no cinema do Brasil.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc