Releituras de obras, estudos sobre museus de Criciúma, visitas virtuais a galarias de arte. Assim foi a comemoração do Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta terça-feira (18), nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Cristo Redentor, Vila Miguel, Santa Luzia e Próspera.
A data, foi criada para que a população reflita sobre o papel fundamental que essas instituições desempenham no desenvolvimento e na preservação da identidade cultural da sociedade.
Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, a iniciativa tem como objetivo, mostrar aos participantes a importância dos Museus tanto culturalmente, como educacionalmente. “Nós enquanto equipe do Serviço de Convivência, temos o compromisso de promover, divulgar e valorizar a cultura, e dentre as atividades, está o projeto Museus, que são locais de preservação de memórias. Buscamos intensificar a relação dos museus com a sociedade e instigar um maior envolvimento das crianças e adolescentes, mostrando que através dessas atividades, eles podem revisitar o passado e mantermos vivas as memórias”, relata.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Serviço de Convivência/Afasc