Na última segunda-feira (15), foi celebrado o Dia Mundial da Arte. Para comemorar a data, as equipes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos dos CRAS Santa Luzia, Tereza Cristina e Vila Miguel, realizaram junto com crianças e adolescentes, diversas atividades que trouxeram um conhecimento mais amplo sobre as diversas artes.
No Serviço de Convivência Santa Luzia, os participantes tiveram uma experiência incrível. Eles conheceram artistas que mesmo com deficiência física, utilizavam outras múltiplas possibilidades de desenvolver obras artísticas utilizando outros membros. No CRAS Tereza Cristina, crianças e adolescentes conheceram a história do skate e confeccionaram um painel dos sonhos. Já no Vila Miguel, os participantes utilizaram a imaginação e a criatividade, e produziram bijuterias e adereços.
“Essa data é muito importante, porque pela arte, as crianças e adolescentes podem expressar ideias, sentimentos, visões de mundo e promover a diversidade cultural. Sem contar que a arte contribui para o desenvolvimento humano, pois estimula a criatividade, imaginação, criticidade, e faz os participantes refletirem sobre as questões sociais e a transformação social”, comenta a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Origem do Dia Mundial da Arte
O Dia Mundial da Arte é celebrado anualmente dia 15 de abril. Essa data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos maiores artistas renascentistas, símbolo da genialidade artística e um dos artistas mais completos de todos os tempos.
O dia Mundial da Arte é uma ocasião que busca destacar a importância da arte na sociedade. A arte é uma forma poderosa de expressão, que pode transmitir emoções, contar histórias, provocar reflexões e inspirar mudanças. Através da pintura, escultura, música, dança, literatura, cinema, teatro e outras manifestações artísticas, a arte desempenha um papel fundamental na cultura, na identidade e na comunicação humana. Comemorar essa data, é uma oportunidade de reconhecer e valorizar a contribuição única que os artistas e suas obras trazem para o mundo.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV zero a 17 anos/Afasc