A prevenção ao suicídio é uma prioridade para as políticas públicas globais. Para compreender um pouco sobre as causas e buscar metodologias de prevenção, os facilitadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Afasc realizaram diversas atividades em alusão ao “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.
Para aumentar a consciência sobre o encorajamento do diálogo aberto para prevenção, facilitadores desenvolveram junto com crianças e adolescentes cartazes e bonecos para lidar com as emoções, além de visitas as famílias.
“Nossas atividades permitiram que crianças e adolescentes dessem uma atenção maior ao problema, e aumentassem sua consciência sobre o tema. Esse trabalho deu visibilidade aos multifatores contextuais que afetam as pessoas, especialmente os grupos vulnerabilizados. O fator mais importante desse trabalho, é que eles entenderam que podem pedir ajuda e ajudar qualquer pessoa, em qualquer momento”, ressalta a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV/Afasc