Fortalecer a educação e garantir os direitos das crianças com deficiências. Estes foram os principais objetivos que levaram a equipe do Serviço de Saúde do Departamento de Educação Infantil (DEI) a disponibilizar junto a equipe da APAE de Criciúma, uma visita das diretoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc à Escola Caminho da Luz, nesta quarta-feira (21).
De acordo com a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, é muito importante essa troca de conhecimento entre as associações, pois o trabalho de uma complementa o da outra. “São muito os avanços e desafios da Educação Especial. Por isso nossa equipe de Saúde viu a necessidade de unir diretoras e equipe da APAE para trocar experiências. Diariamente é preciso buscar entendimento, para ofertar uma educação de qualidade para todas as crianças que fazem parte do nosso quadro de alunos”, destaca.
A APAE oferece serviços de atendimento e apoio aos seus alunos e suas famílias, com o intuito de colaborar com a defesa dos direitos, independência, desenvolvimento pleno das potencialidades e na inclusão social das pessoas com deficiências nas áreas de assistência social, saúde e educação, melhorando a qualidade de vida.
A atividade de integração foi acompanhada pela coordenadora de estimulação precoce da APAE, Kalila Daminelli, que explicou ao grupo a importância de trabalharem juntos para garantir uma inclusão social educacional completa. “Sempre que recebemos os profissionais da Afasc, nosso bate-papo é muito rico, pois de ambos os lados temos pessoas que estão buscando ofertar uma educação especial de qualidade para as crianças. Trabalhamos com as necessidades educacionais dos alunos, e as creches colaboram muito conosco, o que fortalece e garante o direito de acesso à educação em Criciúma. Nossas trocas de experiências enriquecem muito o nosso dia a dia”, comenta.
Durante o ano, DEI e APAE reuniram professoras que trabalham diariamente com crianças que possuem deficiências.
Texto e fotos: Milena dos Santos – SC 04205 JP