A equipe da Estação Cidadania abrirá as portas do cineteatro do espaço, às 19 horas desta sexta-feira (5), para que a comunidade possa participar do lançamento do filme “As Histórias de Dona Samambaia”. A entrada é gratuita e o filme, que é dirigido pelo criciumense Clairton Rosado e pela siderópolitana, Adiana Garlini, possui acessibilidade em libras, garantindo a inclusão de todos.
De acordo com a coordenadora da Estação Cidadania, Sandra Pereira, é importante proporcionar o acesso à cultura para os moradores de todas as comunidades de Criciúma, principalmente, por enaltecer o trabalho de duas pessoas que são da Região Carbonífera. “Trazer a sala de cinema para dentro da Estação Cidadania e proporcionar lazer e cultura ao mesmo tempo, é algo que não tem preço. O Clairton e a Adiana não estão trazendo somente um filme para dentro do nosso espaço, estão trazendo para nossa população sorrisos e novos conhecimentos. Esperamos que essa parceria siga para novos projetos”, comenta.
Esse projeto desenvolvido por Rosado e Adiana, foi contemplado com recursos do Edital Cultura Criciúma nº 001/2023 – Lei Complementar n° 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), destacando-se como uma iniciativa cultural relevante para a cidade e região.
"Os personagens, animais e plantas nativos da fauna e flora local da região, e a própria Samambaia, inspiram pais, crianças e educadores de forma lúdica sobre a importância da preservação da natureza e de valores cruciais para uma sociedade mais justa, humana e sustentável", destaca Clairton Rosado, um dos diretores do filme.
O filme não apenas conta uma história tocante, mas também integra movimentos de yoga, incentivando as crianças a se movimentarem e se conectarem com a natureza de maneira única. "Trazer os movimentos de Yoga na narrativa da história tem como objetivo corporificar os ensinamentos que ela traz, além é claro de ser uma excelente forma de introduzir essa prática na vida das crianças.", afirma Adiana.
Sobre o filme:
Dona Samambaia, a personagem central do filme, é uma contadora de histórias que, com sua sabedoria ancestral, leva o público a uma viagem através dos tempos. Inspirado no conto "O Carvalho e os Contos" de Claudine Bernardes, o filme narra, por meio do olhar da Dona Samambaia, a vida de um solitário Carvalho que se transforma com a chegada de novos amigos. A trama aborda temas profundos como amizade, companheirismo e gratidão, ressaltando a importância das conexões intergeracionais e do respeito à natureza.
Dirigido por Rosado e Adiana Garlini, o filme é um trabalho coletivo que une talentos em roteiro, animação, edição e trilha sonora. A personagem Dona Samambaia, criada e adaptada por Adiana, ganha vida através de narrações cativantes, das ilustrações de Gabriele Damin de Souza e da trilha sonora especialmente composta por Vitor Nesi.
Ficha Técnica:
Coordenação Geral: Clairton Rosado
Produção Executiva: Adiana Garlini e Clairton Rosado
Direção Artística: Adiana Garlini e Clairton Rosado
Criação e concepção da personagem “Dona Samambaia”: Adiana Garlini Adaptação do Conto “O Carvalho e os Contos [Claudine
Bernardes]: Adiana Garlini
Roteiro: Adiana Garlini
Texto: Adiana Garlini
Ilustrações: Gabriele Damin de Souza
Animações: Gabriele Damin de Souza
Edição de Vídeo: Gabriele Damin de Souza
Trilha Sonora Original: Vitor Nesi
Narração vozes “Dona Samambaia”, “Esquilo”, “Lebre” e “Gato do Mato”: Adiana Garlini
Narração vozes “Seu Carvalho”, “Sr. Pássaro”, “Leão” e “Lobo”: Clairton Rosado
Estúdio Gravação Vozes: Estúdio Ebulição
Edição e Finalização de Áudio: Renato Bosa
Designer Gráfico: Fernando Fontana
Assessoria de Imprensa: Carine Bergmann
Intérprete de Libras: Jonathan Costa
Estúdio Gravação Libras: CSL
Estúdio Técnico de Vídeo Gravação Libras: Bruno Scandolara e Raquel Xavier de Oliveira
Edição de Vídeo Gravação Libras: Davi Monteiro
Masterização do Filme: Davi Monteiro
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP com a colaboração de Carine Bergmann
Fotos: Divulgação