Desde muito pequenas, as crianças precisam conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que pertencem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções e experiências vivenciadas por ela. Pensando desta forma, a professora Zelindes Maciel desenvolveu com o Grupo III do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Carmela Benedet Casagrande a atividade “Desenvolvendo as habilidades de ritmo, resistência, agilidade, força, velocidade e flexibilidade do corporal, ampliando as possibilidades de expressão corporal”.
Para realização do exercício, a educadora criou um circuito onde as crianças se movimentaram, experimentaram e vivenciaram novos movimentos, obtendo assim maior conhecimento das suas possibilidades corporais, sociais e intelectuais.
Segundo a professora, o descobrimento do corpo na educação infantil se justifica pela necessidade de a criança construir hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção de sua personalidade e da identidade. “Sempre que possibilitamos atividades como estas as crianças se redescobrem e se reinventam, sem contar que esse tipo de exercício traz muita alegria para a turma, que supera suas dificuldades, de maneira criativa, divertida e prazerosa, se socializando com seus colegas”, relata Zelindes.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Carmela Benedet Casagrande