Toda festa de aniversário tem bolo, parabéns e alegria. Porém, na tarde dessa quinta-feira (25), a comemoração dos cinco anos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), mantido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), no Morro Cechinel, teve muito mais. Num evento marcado por apresentações e dança, os idosos, junto com os colaboradores da entidade e autoridades gravaram a data das Bodas de Madeira na história do local.
O espaço, que conta com uma equipe especializada, atende mais de 400 idosos por mês. “É uma alegria muito grande ver que o sonho virou realidade e já se consolidou como um dos melhores do Estado em atendimento aos idosos”, ressalta a presidente da Afasc, Adriana Salvaro. “Ver a alegria de vocês é a certeza de que estamos no caminho certo rumo ao nosso maior objetivo, que é o bem estar de todos”, comenta.
Local recebe melhorias
A tarde de comemorações serviu ainda para que todos conhecessem as melhorias realizadas no Centro de Convivência. “Construímos um pergolado para deixar o espaço ainda mais bonito. Em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), toda a área foi rearborizada, e vem muito mais por aí”, destaca o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano.
O aniversário foi marcado ainda pela presença do prefeito, Clésio Salvaro. “Meu sonho é um dia chegar à terceira idade com a vitalidade e alegria dos idosos que frequentam o CCTI. Este espaço é de todos, sejam os que já têm mais de 60 anos ou os que ainda terão”, salienta. “Pensávamos em criar um espaço para reunir os idosos e conseguimos, pois além das oficinas, temos atendimentos de fisioterapeuta e psicólogo, todos realizados gratuitamente”, enaltece.
Durante o evento, que foi prestigiado por vereadores, secretários municipais e outras lideranças, as atletas que garantiram a medalha de prata nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em Blumenau, se apresentaram com a música “Galopeira” e encantaram a todos, sob o comando do professor Anderson Felisberto Cristiano. Além disso, um espaço com corte de cabelo e maquiagem gratuitos também foi colocado à disposição dos frequentadores.
O Centro de Convivência da Terceira Idade oferece oficinas de balé, danças para casais, de salão e coreográficas populares, artesanato, arteterapia, informática, vivências, fisioterapia, música, com teclado, violão, flauta e coral, além de jogos, como bocha, bolão, truco, canastra e dominó. Qualquer morador de Criciúma, com mais de 60 anos, pode participar dessas atividades. Para isso, basta apresentar Carteira de Identidade e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.
Texto e fotos: Carlos Filipe (04950/SC)
Assessoria de Comunicação Afasc