Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que chegam aos cinco sentidos, ou seja, tudo em que volta pode se tornar uma experiência sensorial, tornando-se aprendizagens. Com o intuito de estimular os sentidos das crianças através da textura, as professoras do Grupo I B, do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Brasília, Priscila Amaro, Priscila Ghellere e Tayná Gomes, desenvolveram a atividade “Saquinhos sensoriais com alimentos”.
O exercício possibilitou que os bebês, que estão em processo de introdução alimentar, e outros que já conhecem o processo, pudessem manusear os alimentos, ao mesmo tempo em que identificam suas texturas.
Segundo a professora Priscila Amaro, é importante que esses estímulos sejam realizados com materiais acessíveis, pois as crianças transformam os objetos em brinquedos divertidos. “Juntamos o alimento ao lúdico, para proporcionar as nossas crianças a exploração dos alimentos que elas consomem no dia a dia. As reações foram as mais diversas. Eles apertaram, chacoalharam, amassaram e observaram os diferentes tipos de grãos que se encontravam nos saquinhos. Desta forma observamos que unindo alimentos mais brincadeiras, despertou mais o interesse das crianças”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Brasília