O banho de ofurô é uma técnica holandesa e utilizada por obstetras e enfermeiras em maternidades, para transmitir aos bebês a mesma sensação do período em que esteve na barriga de sua mãe. Pensando em deixar os bebês do Grupo I mais relaxados, a professora Gabriela Zeferino, do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi realizou a atividade “Ofurô: Você vai se arrepender se não fizer isso”.
Para realizar a técnica, a educadora utilizou um balde com água, em uma temperatura entre 36ºC e 37ºC, e submergiu as crianças do ombro para baixo durante 15 minutos, trazendo para os pequenos a segurança, a tranquilidade e o conforto que eles sentiam dentro do útero de suas mães.
Conforme a educadora, a atividade foi idealizada para que aos poucos, as crianças conquistem seu espaço e aprendam a conviver com as pessoas que estão fazendo parte do seu ambiente. “Fiz está técnica com nossos bebês, pois recebemos muitos alunos novos e estão um pouco mais chorosos devido à adaptação ao ambiente escolar, e os que já estavam conosco acabaram sentidos pelo choro dos novatos. Os bebês se sentiram acolhidos, e apreciaram com curiosidade e alegria a atividade, explorando a água morna e suas diversas possibilidades. Observei ainda que bebês com cólicas ficam mais calmos durante e após o banho de ofurô”, comenta Gabriela.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Jairo Luiz Thomazi