Para promover e incentivar os bebês a ter hábitos alimentares saudáveis as professoras do Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) São José, Carla Matos, Stefani Machado e Charlene Soares, desenvolveram atividade com a música “A cobra”, que conta a história de uma cobrinha que sobe no pé de limão. O exercício faz parte do Projeto Macro “Descobrindo Sensações, Aromas e Cores”, oportunizando que as crianças conheçam alimentos saudáveis.
De forma dinâmica, as crianças tiveram experiências por meio da música, e com a fruta limão, onde os pequenos manusearam e livremente degustaram o mesmo, desenvolvendo o paladar e manifestando o gostar ou não por meio de expressões faciais.
Segundo Carla, é importante que desde cedo as crianças, mas principalmente seus familiares, sejam conscientizados sobre a importância de se alimentar bem e de forma regrada, sendo essa uma das maiores dificuldades da população nos dias de hoje. “Estamos buscando melhorar os hábitos alimentares de nossos pequenos, e uma forte arma é a conscientização da família, que deve se mostrar atenta ao que está servindo aos seus filhos. Em grupo construímos um lindo pé de limão e uma cobra reaproveitando papéis amassados pelos bebês. A atividade foi exposta para os pais e demais membros da comunidade escolar, que receberam também um informativo sobre os benefícios do limão, e imagens feitas durante as diversas situações de aprendizagem”, relata a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc São José