O nome da criança, é sua principal marca de identificação, por isso ela o valoriza tanto. Pensando em ajudar as crianças do Grupo IV B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Beato Aníbal Maria di Frância a reconhecer as letras de seu nome em meio ao alfabeto, as professoras Ana Rubia Goulart e Juliana Fidencio desenvolveram a atividade “Meu nome é”, gerando assim uma relação de identidade da criança com a escrita.
Para realização do exercício, que faz parte do projeto “Valores na infância”, professoras e crianças confeccionaram um alfabeto para a turma, utilizando como material base tampinhas de garrafa pet.
Conforme Ana Rubia, no decorrer da atividade, as crianças puderam conhecer e montar seu nome encaixando as tampinhas num pequeno tapete com a escrita “Meu nome é”. “Desenvolvemos essa atividade para que as crianças tenham contato com as letras do alfabeto, que são essenciais para o aprendizado. Ao mesmo tempo estimulamos a coordenação motora, percepção visual e o reconhecimento das letras, tanto do alfabeto, como aquelas que forma seus nomes. Acreditamos que desta forma eles já estão iniciando a relação da escrita como representação de sua identidade”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Beato Aníbal Maria di Frância