O tapete de atividades sensoriais fornece uma série de elementos que servem para as crianças brincarem, ao mesmo tempo em que desenvolve os sentidos. Para que as crianças explorem de forma lúdica e divertida objetos e materiais de diferentes formas, cores, tamanhos e texturas, as professoras do Grupo Misto 1 e 2 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Benevenuto Guidi, Adriana Machado e Mariele Medeiros, construíram o “Tapete Sensorial”.
A atividade faz parte do projeto “Aprender brincando com texturas e sensações”, e tem exercitado os sentidos das crianças, possibilitando um desenvolvimento vasto e prazeroso, ampliando sua capacidade de exploração.
Para Adriana, o tapete sensorial é um recurso pedagógico que pode ser utilizado de diversas formas, e contempla muitos campos dos sentidos. “Essa é uma atividade interessante, que com nosso incentivo possibilitou que as crianças explorassem o tapete de várias formas. As crianças menores rolam por cima, já os maiores passam as mãos por todos os apliques, e todos se divertem. O tapete além de funcional, é fácil de fazer, pois usamos materiais em sua maioria recicláveis”, comenta a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Benevenuto Guidi