A celebração dos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma ganhou um toque especial nessa quarta-feira (6) com o Baile do Século, organizado pela equipe do Serviço do Idoso da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Com o tema “O baile do século: um dia para celebrar”, o evento, realizado na AM Master Hall, reuniu mais de 1,2 mil idosos atendidos nos Grupos de Idosos e no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), para uma tarde de festa ao som da Banda Tchê Barbaridade.
O baile contou com a presença de autoridades como o prefeito Vagner Espíndola e a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan; o vice-prefeito, Salésio Lima, e a vice-presidente de honra da Afasc, Rosane Custódia Lima; o presidente do Conselho Administrativo da Afasc, Edson da Silva, e a diretora executiva da Associação Ângela Fontanella; bem como vereadores de Criciúma.
Para a presidente de honra da Afasc, o baile foi um momento bastante especial de confraternização e reconhecimento. "Eventos como este são essenciais, pois promovem bem-estar físico e mental, além de serem um momento para que os nossos idosos possam celebrar o desenvolvimento da cidade e recordar histórias", ressaltou. Para Gisele, a festa contribui para a alegria, o fortalecimento de vínculos sociais e a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.
Neste cenário, o coordenador do CCTI, Adrian Miguel, e o coordenador dos Grupos de Idosos, Alfredo Kaique, também reforçaram que eventos como esse valorizam a terceira idade, promovem a socialização, a inclusão e garantem um envelhecimento assistido e saudável para os idosos da cidade.
A festa incluiu uma apresentação especial dos facilitadores do CCTI e das monitoras dos Grupos de Idosos, que animou ainda mais o público presente. A banda Tchê Barbaridade abriu mão do cachê da apresentação, como forma de presentear os idosos do município. A festividade ainda contou com a colaboração das empresas: Água da Serra, Ka Paris, Cristalcopo, Fitos "Chás e temperos", DJ Euzébio, Solução Publicidade e Marketing e Criciúma Volks.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: Milena dos Santos e Thais Borges