Estudar matemática é algo importante para a cidadania, tendo em vista que os conceitos e procedimentos matemáticos são básicos para o mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Mas para as crianças que frequentam a escola na primeira infância, é necessário que esse aprendizado ocorra por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras que exploram habilidades diversas, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
Por meio da atividade “A pescaria dos números”, as professoras do Grupo 4 B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Beato Aníbal Maria di Frância, Ana Rubia Goulart e Jadna Marques, ensinaram de forma divertida a importância de conhecer os números no dia a dia.
Conforme Ana, a pescaria dos números possibilitou que as crianças aprendessem de forma prazerosa e atrativa os números de zero a 10. “Esta atividade estimulou a coordenação motora, a percepção visual e também o reconhecimento dos números. Através desse exercício a criança ao pescar o número, ia identificando o mesmo, fazia a contagem e apresentava para os colegas o número e a cor dos peixes. Essa atividade faz parte do projeto “Identidade e autonomia”, que estamos desenvolvendo com nossa turma para que alcancem novos conhecimentos”, comenta a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Beato Aníbal Maria di Frância