Desde muito pequenos, é importante que as crianças aprendam e pratiquem ações sustentáveis em casa e na escola, pois utilizando de atitudes simples e lúdicas, é possível conscientizá-los sobre preservação e sustentabilidade. Pensando desta forma, as professoras Mara Rúbia de Freitas e Daniela Pereira, que atuam no Grupo 4 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Branca de Neve, estão desenvolvendo o projeto “Heróis do Grupo 4 A”.
Através de ações e atividades, as crianças estão aprendendo dia a dia a importância de se alimentarem de maneira saudável, ao mesmo tempo que evitam o desperdício de alimentos.
Segundo Mara Rúbia, durante rodas de conversa, as crianças compreendem que deixar comida no prato não é legal. “Durante as refeições, estamos trabalhando com as crianças sustentabilidade. Eles estão aprendendo que devemos colocar no prato o que realmente vamos consumir, que não devemos deixar torneiras abertas. Assim surgiu a ideia de transformá-los em super-heróis contra toda forma de deixar comida no prato. Agora nas horas das refeições, as crianças colocam suas “máscaras, ativam seus super poderes e combatem o desperdício total”, comenta a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Branca de Neve