Trabalhar as questões étnicas raciais com as crianças pequenas pode trazer resultados positivos, pois as crianças aprendem mais sobre as diferenças, mas conhecem muito mais sobre o ser humano. Para mostrar um pouco da história afro, as professoras do Grupo 2 B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Zulma Naspolini Manique Barreto, Silvana Perovano e Clarisse Martins trabalharam a leitura do livro da autora Ana Maria Machado “Menina Bonita do Laço de Fita”.
As crianças ouviram a história e observaram as imagens do livro, e ao final colaram na cabeça da menina bonita, as tranças, que eles com auxilio das professoras, confeccionaram, trabalhando assim a coordenação motora, percepções das partes do corpo.
Segundo Clarisse, na oportunidade, as professoras conversaram com as crianças sobre trabalhar a Consciência Negra durante o ano todo, pois os alunos convivem diariamente com diversas pessoas de etnias diferentes. “A literatura infantil “Menina Bonita do Laço de Fita” é um clássico que permite que a gente trabalhe de forma prazerosa a história da etnia negra. A autora trata a beleza negra com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem simples que encanta as crianças, ao mesmo tem em que, faz com que reflitam sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Zulma Naspolini Manique Barreto