
Workshop de crochê, promovido durante dois dias, transformou o Centro Multiuso em um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento da autoestima
O Clube de Mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) reuniu cerca de 600 mulheres no Centro Multiuso para um inspirador workshop de crochê em alusão ao Outubro Rosa. O encontro, realizado nessa terça (14) e quarta-feira (15), contou com a presença das artesãs Vitória Quintal e Bruna Szpisjak, da Círculo, empresa referência nacional em fios e materiais de crochê.
Muito além da atividade manual, momentos como esse se transformam em verdadeiros espaços de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento da autoestima feminina. A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, ressaltou a importância da iniciativa para o incentivo ao autocuidado e à união entre as participantes.
“É emocionante ver tantas mulheres reunidas, compartilhando saberes e, acima de tudo, cuidando de si mesmas. O Outubro Rosa é um convite ao amor próprio e à prevenção, mas também um lembrete de que nenhuma de nós está sozinha nessa caminhada. Cada ponto de crochê é um gesto de carinho, uma celebração da vida e do poder que temos de recomeçar todos os dias”, destacou Gisele.
Para a coordenadora do Clube de Mães, Juliane Manganelli, a oficina representa um espaço seguro, onde cada participante encontra afeto, apoio e motivação. “Esse workshop foi um momento muito especial. Mais do que aprender uma técnica nova, vivemos dois dias de partilha, amizade e cuidado mútuo. Ver nossas mães unidas, sorrindo e valorizando o autocuidado é a maior recompensa. Que elas levem consigo não apenas o aprendizado, mas também a certeza de que são valiosas, capazes e parte de uma grande família chamada Afasc”, afirmou.
União e sensibilidade
As convidadas Vitória Quintal e Bruna Szpisjak também expressaram sua emoção em participar do evento e ressaltaram a força e a sensibilidade das mulheres que transformam o crochê em uma forma de expressão, afeto e cuidado.
“É um privilégio estar aqui de volta, em Criciúma, com as participantes do Clube de Mães da Afasc. A gente pensa na mulher o ano inteiro, mas o Outubro Rosa serve para uma conscientização do quanto nós somos especiais, importantes e do quanto a gente precisa se cuidar. Isso é fundamental. Eu fico lisonjeada de poder participar de um evento dessa magnitude e ver quantas mulheres estão aqui para realmente se envolver com a causa”, enfatizou Vitória.
“O crochê, como qualquer outra prática artesanal, serve como um elo de conexão desse universo feminino. Nós, artesãs, apesar de termos histórias diferentes, nos conectamos a partir desses momentos de recriação, de sororidade, de zelo uma com a outra. Então, proporcionar momentos como esse, faz com que a gente entenda a nossa importância quanto mulheres. Tudo isso acaba trazendo ainda mais pertencimento, conexão e autocuidado”, disse Bruna.
Entre sorrisos, reencontros e abraços, Julia Hélio Lino Clasen, do bairro Linha Batista, definiu o encontro como um momento de puro afeto e união. “Foi um momento muito especial de partilha, aprendizado e acolhimento. Vir a esse encontro, todas vestidas de rosa, reforçou o simbolismo da campanha e a importância de falarmos sobre o autocuidado e a prevenção. Essa experiência me fez lembrar as palavras da Vitória Quintal: ‘precisamos cuidar primeiro de nós mesmas para ter saúde, pois somente assim poderemos cuidar de quem amamos’. O workshop foi, acima de tudo, um lembrete de que o cuidado com o corpo e com a mente é um gesto de amor e respeito à vida”, enfatizou.
Texto e fotos: Manuela Linemburger