
Enfermeira especialista em saúde da mulher falou sobre importância da prevenção e do autocuidado
Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) está provendo o Mês da Pessoa Idosa. Ao longo de outubro, o espaço receberá palestras, atividades e dinâmicas para os participantes.
A programação teve início nessa quinta-feira (9), com uma palestra sobre o Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 220 pessoas estiveram presentes no local para entender mais sobre a importância dos cuidados e da prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
A ação de conscientização foi conduzida pela enfermeira Cristini da Luz Moretti Borba. Ela é mestre em Saúde Coletiva e especialista em Oncologia em Sistema de Redes e em Saúde da Mulher em Aspectos Interdisciplinares.
“A conscientização é fundamental para incentivar o autocuidado e garantir mais qualidade de vida aos nossos idosos. Essas ações mostram que cuidar da saúde também é uma forma de envelhecer com mais bem-estar e autonomia”, ressaltou o coordenador do CCTI, Adrian Miguel.
Texto: Manuela Linemburger