Nesta terça-feira (19), a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, reuniu diretoras, secretárias, professoras, estagiárias, serventes, lactaristas e orientadoras sociais dos Serviços de Convivência de zero a 17 anos, para a formação de Primeiros Socorros, no Centro Multiuso da Afasc.
O evento contou com a participação do diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli e do diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec).
A formação foi ministrada pela enfermeira e agente da Defesa Civil, Rosemere Noronha. “Essa formação engloba práticas e procedimentos que transmitem conhecimentos básicos de primeiros socorros, onde as profissionais dos CEIs, em casos de emergências, engasgos de crianças, acidentes domésticos, atropelamentos, entre outras situações, poderão realizar os primeiros procedimentos, enquanto aguardam a chegada dos profissionais de socorro médico”, destaca.
A capacitação é em cumprimento a Lei Lucas (13.722/2018), que define que todos profissionais de educação precisam ter em seu currículo formação em primeiros socorros, tendo como objetivo principal proteger as crianças de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares.
“Vale ressaltar, que antes mesmo da Lei Lucas, nossa equipe já realizava formações sobre primeiros socorros. É importante que este tipo de conhecimento seja difundido a todos os envolvidos no ambiente de trabalho, pois essas ações podem salvar vidas e evitar acidentes graves. Todas as equipes de trabalho precisam estar preparadas para uma atuação adequada e eficaz”, explica a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim.
Texto e fotos: Milena dos Santos – SC 04205 JP