A literatura infantil é muito importante para incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que muitas outras sensações são desenvolvidas, isto é, na infância. Esse é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa; mostrando em sala de aula temas relevantes para o processo educacional, usando muita brincadeira e imaginação, o que permite que as crianças aprendam se divertindo.
Neste sentido, as professoras do Grupo 4A, Caroline Apolinario, Michele Alano, Ana Paula Cataldo e Thais Marcelo, e do 4B, Edilane Miranda, Susana Scotti e Jheniffer Gomes, desenvolveram o projeto “Literatura Infantil Brasileira”, e trouxeram para a creche a professora e escritora Cristiane Dias, que realizou a leitura do conto “A árvore” e apresentou seu livro “As Matrioskas”.
Segundo Edilane, as crianças ficaram encantadas com a leitura da escritora, e realizaram várias projeções de forma acolhedora do sentimento “Amor”, destacando-o como sentimento mais lindo do mundo. “Trabalhar com histórias é sempre uma delícia. As crianças amam entrar no mundo do “faz de conta” e imaginar todas as possibilidades e lugares aonde os contos podem leva-las. Neste ano, procuramos sair das histórias clichês como: Branca de Neve, Cinderela, entre tantas outras. Buscamos outras alternativas dentro da literatura infantil brasileira e sua abrangência de assuntos importantes. E com certeza eles conhecerem alguém que escreveu um livro, é um ponto a mais no caminho da aprendizagem”, destaca a professora.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Santo Antonio