Em toda geração surgem heróis e super-heróis, defensores do bem no mundo real e na fantasia, sendo esses personagens importantes para o imaginário infantil. Com o intuito de construir o conhecimento das crianças, baseado em seus interesses do dia a dia e a sua aprendizagem tornar-se significativa e prazerosa, as professoras do Grupo 4 A do centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Mundo Graziela Morona, Jéssica Cardoso e Michele Vieira, estão desenvolvendo o projeto “Todos temos super poderes”.
Para tornar a aprendizagem mais divertida, as educadoras fizeram atividades onde as crianças conheceram as letras de seu nome por meio de pintura e na caixa de areia.
De acordo com Graziela, a construção do processo de alfabetização fica facilitada com o uso do projeto “Todos temos super poderes”, pois as crianças criam momentos de questionamentos e elaboração de hipóteses. “As crianças estão aprendendo muito com esse projeto que tem como um dos objetivos despertar o letramento através da ludicidade na identificação das letras do alfabeto. E eles estão aprendendo as letras de seu nome de forma fácil, pois estamos deixando claro que eles tem super poderes para aprender também”, relata a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Mundo