Envolver as crianças em atividades lúdicas, com diversas experiências que proporcionem um aprendizado mais leve, rico e agradável. Esses foram os objetivos que levaram as professoras Bruna Rocha, Daieli Rodrigues, Elaine Constante, Jurema da Silva e Laura Pereira, que atuam no Grupo 1 do CEI Afasc Pingo de Gente, a desenvolverem o projeto “Minhas descobertas, farão parte da história”.
A ideia das educadoras foi trazer para a sala de aula diversos materiais, para que as crianças explorassem suas texturas, tamanho e formas, ao mesmo tempo em que constroem sua identidade e autonomia, por meio dessas brincadeiras, interações socioculturais e vivências de diferentes situações.
“É necessário desde cedo trazer para a sala de aula atividades que permitam a compreensão do mundo, e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio em que a criança está inserida que ela aprende, que constrói sua identidade. Acreditamos que a criança aprende brincando e interagindo com o objeto de estudo, fazendo parte do processo, ou seja, sendo protagonista”, ressalta a professora, Bruna.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Pingo de Gente