Impulsionadas pela intensa curiosidade natural da primeira infância, as professoras Fabiana Milioli, Greice Vieira Teixeira, Jadna de Oliveira Costa, Maria de Jesus Ramos, Marielza Geremias e a estagiária Kauany Luiz Teresa, do Grupo 2 do CEI Afasc Maria José Nunes Pires Castelan, desenvolveram o projeto instigante: “O que tem dentro da caixa dos Sentidos?”.
A iniciativa surgiu a partir da observação atenta das educadoras em sala de aula, que identificaram o desejo exploratório das crianças. “Nosso trabalho visa satisfazer e estimular ainda mais as necessidades de cada criança, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da expressão e dos sentidos por meio de atividades lúdicas e da experimentação com uma variedade de materiais”, explica a professora Fabiana.
O projeto parte do princípio de que a exploração de diferentes elementos sensoriais amplia a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo pelos pequenos. “Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens e começam a perceber que podem interagir com papéis ou telas, provocando mudanças e criando algo
para ser apreciado visualmente”, complementa Jadna, ressaltando a importância da experiência sensorial no desenvolvimento infantil.
Ao oferecer um ambiente rico em estímulos táteis, visuais, auditivos e possivelmente olfativos e gustativos, o projeto “O que tem dentro da caixa dos Sentidos?” promove um aprendizado significativo e prazeroso para as crianças do CEI. Através da manipulação e descoberta, elas desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e sociais, construindo uma base sólida para o seu desenvolvimento integral.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: CEI Afasc Maria José Nunes Pires Castelan