A fase de desenvolvimento das crianças é favorável a aprendizagens, sendo nessa fase, condição oportuna à compreensão das diferenças, já que elas têm expressões espontâneas de afeto e de vivências em grupo. Para trazer novos conhecimentos para as crianças do Grupo 5B do CEI Afasc Zelma Savi Napoli, as professoras Andréia Silveira e Fernanda Pirola, estão desenvolvendo o projeto “Como é bom ser diferente”.
Para que as crianças assimilem atitudes e valores que auxiliam a convivência e a inclusão, as educadoras trabalharam a história “O pintinho que nasceu quadrado”. “Num primeiro momento, contamos a história, que envolveu as crianças de um jeito divertido e ao mesmo tempo reflexivo. Conversamos sobre a importância de respeitar todos, já que somos todos diferentes. Tentamos explicar de modo fácil para que elas entendessem que a diferença será encontrada diariamente, mas que isso não faz uma pessoa melhor que a outra”, relata Fernanda.
“No segundo momento, eles construíram o pintinho quadrado, nessa atividade foi dado penas para eles colarem no pintinho, explicamos que tem animais que tem penas, outros pelos e tem outros ainda que tem espinhos e que devemos aprender a conviver com os defeitos do outro e valorizar suas qualidades, que todos nós somos importantes mesmo sendo diferentes”, destaca Andreia.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Zelma Savi Napoli