Existem situações pelas quais ninguém quer passar, porém, precisa estar preparado caso algo aconteça. Para que um problema não se transforme em tragédia, as diretoras e professoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) mantidos pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) passaram pela capacitação “Aqui estou seguro”, promovida em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Os profissionais da entidade receberam orientações sobre como realizar os primeiros atendimentos, em caso de emergência, como verificação do nível de consciência, respiração e batimento cardíaco. Em seguida, aprenderam sobre os diferentes tipos de incêndios e quais extintores são indicados para cada situação. Por fim, sob os cuidados do sargento Silveira, colocaram os conhecimentos em prática e apagaram um incêndio controlado.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação Infantil, Sandra Regina Manenti, as orientações recebidas pelas diretoras e professoras serão repassadas aos demais profissionais. “Nosso objetivo é levar estes conhecimentos a todos que atuam nos CEIs da Afasc. Esperamos nunca precisar, mas se um dia acontecer, já estaremos preparados para agir da maneira correta”, enfatiza, lembrando a preocupação com a segurança dos colaboradores e alunos.
Nas próximas semanas um novo grupo de profissionais passará pela mesma capacitação. A data ainda não foi definida, pois aguarda disponibilidade do Corpo de Bombeiros.
Texto e fotos: Carlos Filipe (04950/SC)
Assessoria de Comunicação Afasc