
Iniciativa incluiu rodas de conversa, sessões de cinema e dinâmicas emocionais para as crianças e os adolescentes
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente no dia 10 de setembro, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), realizou uma série de atividades voltadas às crianças e aos adolescentes atendidos pela instituição. A iniciativa buscou promover a valorização da vida e fortalecer a saúde mental dos participantes de forma cuidadosa e apropriada à faixa etária.
Durante a semana, eles participaram de rodas de conversa em parceria com a equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), dinâmicas emocionais, sessões de cinema com o filme Divertidamente, além de vivências e atividades criativas. Também foram confeccionados painéis e folders informativos, distribuídos à comunidade, para reforçar a importância da vida e da escuta ativa.
“Esse trabalho é fundamental para promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e para fortalecer a saúde mental dos participantes. A abordagem lúdica e respeitosa ajuda a criar um ambiente propício para a discussão e reflexão sobre o tema”, afirma a coordenadora do SCFV de zero a 17 anos, Ana Meller.
As ações reforçam o compromisso da Afasc com o cuidado integral das crianças, adolescentes e famílias, incentivando o autoconhecimento, o diálogo e a construção de vínculos saudáveis desde a infância.
Texto: Manuela Linemburger