Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma intensifica ações em alusão ao “Agosto Dourado”, que tem como principal objetivo incentivar gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno. Esse ano, a equipe de nutrição da Secretaria de Saúde buscou uma parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), e está realizando o projeto “Proteção e Afeto no Seio da Cidade: Confecção e distribuição de protetores e rosquinhas de pano para os seios que amamentam nosso futuro, com sustentabilidade”.
O projeto foi lançado na tarde de terça-feira (6), no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma, e contou com a participação da gerente de Atenção Primária à saúde de Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Milanez, da primeira-dama e presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro e da coordenadora do Clube de Mães Nézia Pereira.
“A Secretaria de Saúde pensando em facilitar a confecção e distribuição às mães gestantes e puérperas, se uniu a Afasc, para realizar esse belo projeto. Como nossas “mães-artesãs” amam fazer artesanato e também ajudar ao próximo, vamos levar essa ideia para que elas ajudem a garantir que gestantes, puérperas e seus bebês, sejam tocados pelo ato de amor de nossas participantes”, comenta Adriana.
O que é o Agosto Dourado?
Agosto Dourado é o título da campanha de incentivo ao aleitamento materno, criada por lei em 2017. O Senado recebeu iluminação especial em apoio à campanha. A cor dourada faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Especialistas destacam a importância do leite da mãe para a saúde da criança. A orientação é que o aleitamento materno se inicie na primeira hora de vida da criança e que seja a alimentação exclusiva nos primeiros seis meses do bebê. Este ano, um dos alvos da campanha é a desinformação promovida nas redes sociais.
Fonte: Agência Senado
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Clube de Mães/Afasc